Encontre os centros médicos participantes e o status atual do estudo em cada um deles

    Encontrar centros médicos participantes

    Um ensaio clínico para observar se o glofitamabe funciona bem, e se é seguro isoladamente, e em combinação com quimioterapia padrão contra o câncer mais imunoterapia em crianças e jovens adultos com linfoma não Hodgkin de células B (LNH-B) depois de uma ou de várias terapias padrão não terem funcionado

    A Study to Evaluate Glofitamab + Chemoimmunotherapy in Pediatric and Young Adult Participants With Relapsed/Refractory Mature B-Cell Non-Hodgkin Lymphoma

    • Câncer
    • Linfoma Não Hodgkin
    • Linfoma não-Hodgkin de células B maduras
    • Linfoma de células B maduro

    Detalhes básicos

    Gênero
    Todos
    Idade
    ≥6 Meses & ≤ 30 Anos
    Voluntários Saudáveis
    Não
    Patrocinador Hoffmann-La Roche
    Fase Fase 1/Fase 2
    Identificação do Estudo NCT05533775, CO43810, 2023-50426-41-00

    1. Por que o estudo clínico iMATRIX GLO é necessário?

    O linfoma não Hodgkin de células B (LNH-B) é um tipo de câncer que afeta um tipo de célula imune chamada células B. A terapia padrão atual funciona bem para o primeiro tratamento do LNH-B na maioria das crianças, mas não em todas. Para pessoas com LNH-B com recidiva ou não responderam a tratamentos anteriores contra o câncer (também chamado de LNH-B recidivado/refratário), o tratamento atual é a combinação de quimioterapia mais imunoterapia (quimioimunoterapia): rituximabe, ifosfamida, carboplatina e etoposídeo (conhecido como R-ICE). No entanto, a quimioimunoterapia com R-ICE não funciona bem contra o LNH-B recidivante/refratário na maioria das crianças. Há uma necessidade urgente de novos tratamentos para o LNH-B recidivado/refratário de primeira e de várias vezes. Em adultos, a quimioimunoterapia padrão contra o câncer demonstrou funcionar melhor quando administrada em combinação com um medicamento novo e experimental chamado glofitamabe. Este estudo clínico tem como objetivo testar se o glofitamabe funciona e se é seguro, isoladamente e em combinação com a quimioimunoterapia padrão contra o câncer em crianças e jovens adultos com LNH-B recidivante/refratário, além de compreender como o organismo processa o glofitamabe.

    2. Como funciona o estudo clínico iMATRIX GLO?

    Este estudo clínico está recrutando crianças e jovens adultos com LNH-B. As pessoas podem participar se tiverem LNH-B recidivado/refratário.

    As pessoas que participarem deste estudo clínico (participantes) serão alocadas em um dos dois grupos (A ou B), dependendo da idade e da quantidade de tratamentos anteriores para LNH-B que receberam. Os participantes do Grupo A terão LNH-B recidivado/refratário depois de apenas um tratamento anterior e receberão o tratamento do estudo clínico com glofitamabe combinado com R-ICE por até 9 semanas (3 ciclos). Os participantes do Grupo B terão LNH-B recidivado/refratário depois de dois ou mais de tratamentos anteriores e receberão o tratamento do estudo clínico com glofitamabe isoladamente por até 9 meses (12 ciclos de tratamento). Um ciclo de tratamento é o período de tratamento e de recuperação antes da administração da próxima dose, e cada ciclo dura 3 semanas. O médico do estudo clínico examinará os participantes regularmente. Essas visitas ao hospital incluirão verificações para avaliar como o participante responde ao tratamento e quaisquer efeitos colaterais que ele possa apresentar. O tempo total de participação no estudo clínico será de até aproximadamente 4 anos, incluindo verificações de acompanhamento a cada 3 a 6 meses por pelo menos 3 anos depois da última dose do tratamento. Os participantes podem parar o tratamento do estudo e sair do estudo clínico a qualquer momento.

    3. Quais são os principais desfechos do estudo clínico iMATRIX GLO?

    Os principais desfechos do estudo clínico (os principais resultados medidos no estudo para verificar se o medicamento funcionou) são o número de participantes do Grupo A que não apresentam câncer depois de até 3 ciclos de tratamento (taxa de resposta completa), o número e o tipo de efeitos colaterais e como o organismo metaboliza o glofitamabe.

    Os outros desfechos do estudo clínico incluem:

    • O número de participantes cujo câncer diminuiu ou não é mais detectável nos exames (taxa de resposta objetiva) e por quanto tempo isso dura (duração da resposta).
    • O período entre o início do tratamento e a primeira progressão do câncer ou a necessidade de um novo tratamento (sobrevida livre de progressão e sobrevida livre de eventos).
    • Quanto tempo os participantes vivem (sobrevida geral)
    • O número de participantes que receberam um transplante de células-tronco.
    • Como o corpo processa o obinutuzumabe e o rituximabe e como o glofitamabe afeta o sistema imunológico.

    4. Quem pode participar deste estudo clínico?

    Podem participar deste estudo clínico pessoas com idade entre 6 meses e 30 anos que tenham sido diagnosticadas com linfoma não Hodgkin de células B recidivado/refratário. As pessoas podem não estar aptas a participar, se ainda apresentarem efeitos colaterais de tratamentos anteriores, certos quadro clínicos, como infecções ou um sistema imunológico enfraquecido, ou se já tiverem se submetido a determinados tratamentos anteriormente. As mulheres não podem participar deste estudo se estiverem grávidas, amamentando ou estiverem planejando engravidar logo após o estudo clínico.

    5. Que tratamento será administrado aos participantes neste estudo clínico?

    Todos que ingressarem neste estudo clínico receberão um pré-tratamento chamado obinutuzumabe nos Dias 1 e 2 do Ciclo 1 antes de receberem a primeira dose de glofitamabe, seguido por:

    Grupo A:

    • Ifosfamida, carboplatina e etoposídeo (ICE) como infusões nos Dias 3, 4 e 5 do Ciclo 1
    • Glofitamabe (dose gradual) como infusões nos Dias 8 e 15 do Ciclo 1
    • Glofitamabe (dose alvo completa) como infusão no Dia 1 dos Ciclos 2 e 3
    • Rituximabe-ICE como infusões nos Dias 5, 6, 7 e 8 dos Ciclos 2 e 3

    Grupo B:

    • Glofitamabe (dose gradual) como infusão nos Dias 8 e 15 do Ciclo 1
    • Glofitamabe (dose alvo completa) como infusão no Dia 1 do Ciclo 2 e em todos os ciclos posteriores.

    Alguns participantes receberão tocilizumabe por infusão, caso apresentem determinados efeitos colaterais (denominados "síndrome de liberação de citocinas") durante ou depois do tratamento com glofitambe.

    Alguns participantes receberão quimioterapia no líquido ao redor da coluna vertebral (intratecal) ou outros medicamentos antes ou depois de receberem obinutuzumabe ou glofitamabe, dependendo do tipo de linfoma não Hodgkin de células B que têm, e para reduzir o risco de efeitos colaterais sérios.

    Este é um estudo aberto, o que significa que todos os envolvidos, incluindo o participante e o médico do estudo clínico, saberão qual o tratamento do estudo clínico que o participante recebeu.

    6. Existem riscos ou benefícios em participar deste estudo clínico?

    A segurança ou a eficácia do tratamento ou uso experimental podem não ser totalmente conhecidas no momento do estudo clínico. A maioria dos estudos envolve alguns riscos para o(a) participante. No entanto, esses riscos podem não ser maiores do que os relacionados ao tratamento médico de rotina ou à progressão natural da condição de saúde. As pessoas que desejarem participar serão informadas sobre os riscos e benefícios da participação no estudo clínico, bem como sobre quaisquer procedimentos, exames ou avaliações adicionais aos quais serão submetidas. Todos esses aspectos serão descritos em um documento de consentimento livre e esclarecido (um documento que fornece às pessoas as informações necessárias para que elas decidam se voluntariar para o estudo clínico).

    Riscos associados aos medicamentos do estudo clínico
    Os participantes podem apresentar efeitos colaterais (efeitos indesejados de um medicamento ou tratamento médico) decorrentes dos medicamentos utilizados neste estudo clínico. Os efeitos colaterais podem ser leves a graves, podendo até mesmo ser fatais, e variam de pessoa para pessoa. Os participantes serão monitorados atentamente durante o estudo clínico e serão feitas avaliações de segurança regularmente.

    Obinutuzumabe, ifosfamida, carboplatina, etoposídeo, rituximabe, glofitamabe e tocilizumabe
    Os participantes serão informados sobre os efeitos colaterais conhecidos do obinutuzumabe, ifosfamida, carboplatina, etoposídeo, rituximabe, glofitamabe e tocilizumabe, bem como sobre os possíveis efeitos colaterais com base em estudos em humanos e em laboratório, ou no conhecimento de medicamentos semelhantes. Todos esses medicamentos serão administrados como infusão intravenosa (na veia). Os participantes serão informados sobre quaisquer efeitos colaterais conhecidos da infusão intravenosa.

    Possíveis benefícios associados ao estudo clínico
    A saúde dos participantes pode ou não melhorar com a participação no estudo clínico. Ainda assim, as informações coletadas podem ajudar outras pessoas com quadros clínicos semelhantes no futuro.

    Esta página resume informações de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc. Para saber mais sobre este estudo, consulte a guia Para profissionais médicos ou visite um desses sites.

    As informações abaixo foram obtidas diretamente de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc., e não foram editadas.

    Results Disclaimer

    O que você pode fazer a seguir

    Salve o número do estudo

    Salve o número do estudo

    Para encontrar este estudo novamente mais tarde, copie e salve o respectivo número:

    {{ctId}}

    Converse com um médico ou enfermeiro

    Converse com um médico ou enfermeiro

    Para ver se este estudo é adequado para você, converse com um médico ou enfermeiro de sua confiança.

    Juntos, vocês podem consultar a guia "Para profissionais médicos" e analisar seu histórico médico.

    Entre em contato para obter mais informações

    Entre em contato para obter mais informações

    Alguns centros médicos deste estudo oferecem uma linha de contato. Clique em “Encontrar centros médicos participantes” no mapa abaixo.

    Encontre os centros médicos participantes e o status atual do estudo em cada um deles

      Encontrar centros médicos participantes

      O que é pesquisa clínica?

      Na pesquisa clínica, voluntários, pesquisadores e profissionais médicos trabalham juntos em direção a um objetivo compartilhado: melhores resultados de tratamentos para os pacientes. Os ensaios clínicos são vitais para o seu processo. Eles são cuidadosamente projetados e seguem protocolos aprovados.