O útero é um órgão em forma de pera no qual um bebê é carregado durante a gravidez. O câncer de endométrio (que também pode ser chamado de câncer de útero) é um câncer que começa no revestimento interno do útero, que é chamado de "endométrio".
O câncer de/do endométrio é um dos cânceres mais comuns em mulheres. Em 2018, mais de 380.000 mulheres foram diagnosticadas. Afeta principalmente mulheres que passaram pela menopausa e é mais comum em mulheres acima de 40 anos.
A razão pela qual algumas mulheres têm câncer do endométrio não está totalmente clara. No entanto, sabemos que alguns fatores (chamados de "fatores de risco") aumentam a probabilidade de uma mulher desenvolver essa doença. Ter um fator de risco não significa que você definitivamente vai ter a doença. Alguns fatores de risco de câncer do endométrio incluem:
O sintoma mais comum do câncer de endométrio é a hemorragia incomum da vagina. Qualquer tipo de hemorragia vaginal é incomum em mulheres na menopausa, mas as mulheres pré-menopáusicas podem apresentar menstruações mais intensas ou sangramentos intermenstruais. Outros sintomas menos comuns a serem observados incluem:
Se o seu médico acredita que você pode ter câncer do endométrio, ele fará um exame físico e depois encaminhará você para exames adicionais, que podem incluir:
Uma vez confirmado o seu diagnóstico, você poderá ser encaminhada para exames de imagem (como RM ou TC, que geram uma imagem detalhada do interior do corpo) ou um raio-x do tórax para ajudar os médicos a compreender o tipo, o estádio e o grau do câncer de endométrio (mais informações sobre eles podem ser encontradas abaixo).
Existem muitos tipos de câncer do endométrio, mas o mais comum é o adenocarcinoma (95 dos 100 cânceres do endométrio são desse tipo). Adenocarcinoma significa que o câncer começou nas glândulas do revestimento do útero. O câncer de endométrio pode parecer muito diferente de uma paciente para outra quando estudado usando um microscópio, de modo que os médicos às vezes dividem os cânceres de endométrio em dois tipos:
O estágio do seu câncer de endométrio descreve a localização do câncer e até que ponto se espalhou para tecidos próximos e/ou pelo corpo.
O grau do câncer de endométrio descreve o provável ritmo de crescimento e dispersão das células cancerosas pelo corpo.
Os tratamentos mais comuns para o câncer de endométrio são cirurgia (para remover o máximo possível do câncer), radioterapia e quimioterapia (para matar células cancerosas). O tratamento varia com base no tipo, no estágio e no grau do câncer do endométrio, e irá depender do que está aprovado no seu país.
Cirurgia
Durante a sua cirurgia, os cirurgiões tentam remover o máximo possível do câncer para lhe dar o melhor resultado possível e reduzir a probabilidade de o câncer voltar após o tratamento. Isso pode envolver a remoção de alguns órgãos reprodutivos, incluindo ovários, trompas de Falópio, útero e colo do útero. Se o câncer tiver se espalhado, eles também avaliarão a possibilidade de remover o máximo possível de câncer desses órgãos.
Radioterapia
A radioterapia pode ser administrada após a cirurgia para tentar eliminar quaisquer células cancerosas restantes que não tenham sido removidas durante a cirurgia. Tanto a radioterapia externa (administrada de fora do corpo) quanto a radioterapia interna (administrada de dentro do corpo) são possibilidades.
Radioterapia externa: esse tratamento é administrado apontando raios-x para o câncer, de fora do seu corpo. Você precisará ir ao hospital local para tratamento 5 dias por semana durante algumas semanas, mas cada tratamento normalmente dura apenas alguns minutos. O momento exato das consultas será decidido pelo médico.
Quimioterapia
Quimioterapias são medicamentos que visam impedir o crescimento das células cancerosas. Às vezes, a quimioterapia é administrada com radioterapia para ajudar a radioterapia a funcionar melhor. Isso é chamado de quimiorradioterapia. A quimioterapia pode ser administrada como uma combinação de fármacos, uma vez que, às vezes, funciona melhor do que um tipo de quimioterapia isoladamente. A quimioterapia é administrada por infusão na veia durante algumas horas. Você precisará se deslocar regularmente ao seu hospital ou clínica para receber o tratamento com quimioterapia, e o momento exato das suas consultas será decidido pelo seu médico.
Terapia hormonal
Dependendo do tipo de câncer de endométrio, o seu médico pode recomendar uma terapia hormonal. Estes tratamentos ajudam a desacelerar ou a parar o crescimento das células cancerosas, cortando ou diminuindo os níveis de certos hormônios no organismo.
Estão sendo desenvolvidos novos tratamentos para o câncer de endométrio. Estudos clínicos investigam esses novos fármacos e os comparam com as terapias atuais já disponíveis. Se quiser saber mais sobre estudos clínicos, ou se tiver interesse em participar de um estudo clínico, fale com o seu médico ou acesse a página de estudos clínicos na plataforma Pesquisa Clínica da Roche (https://www.pesquisaclinica.roche.com.br/pt/faq/what-is-a-clinical-trial.html).
A perspectiva para o câncer do endométrio depende do tipo, do estágio e do grau do câncer quando é diagnosticado. Fale com o seu médico sobre as perspectivas para o seu câncer de endométrio.