Um estudo clínico para avaliar como obinutuzumabe funciona, quão seguro é e como o corpo o processa em jovens com nefrite lúpica em comparação ao placebo
A Study to Evaluate the Efficacy, Safety, and Pharmacokinetics of Obinutuzumab in Adolescents With Active Class III or IV Lupus Nephritis and the Safety and PK of Obinutuzumab in Pediatric Participants
Transtorno Autoimune Nefrite Lúpica
Detalhes básicos
1. Por que o estudo clínico POSTERITY é necessário?
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune. Anticorpos chamados 'autoanticorpos' atacam equivocadamente os próprios tecidos do corpo. A nefrite lúpica (NL) é o sintoma mais comum do LES. A NL afeta o funcionamento dos rins. Os sintomas da NL surgem quando ela está em estado “ativo”. Quando a NL está ativa, mais autoanticorpos são produzidos. Contudo, os sintomas diminuem quando a NL não está ativa. Os tratamentos padrão incluem esteroides, imunossupressores (como o micofenolato de mofetila [MMF]) e terapias com anticorpos. Esses tratamentos visam reduzir o inchaço e os sintomas da NL, mas algumas pessoas apresentam efeitos colaterais inaceitáveis. Para algumas pessoas, o tratamento para NL pode deixar de funcionar. Portanto, são necessários novos tratamentos para NL.
Obinutuzumabe é um medicamento que reduz o número de anticorpos produzidos em pessoas com LES. Obinutuzumabe foi aprovado pelas autoridades de saúde para o tratamento de certos cânceres sanguíneos e mostrou um efeito positivo em estudos clínicos anteriores de NL em adultos. Obinutuzumabe ainda não foi aprovado para o tratamento de NL em adultos, jovens de 12 a 18 anos ou crianças menores de 12 anos. Este estudo clínico visa comparar os efeitos, bons ou ruins, do obinutuzumabe em relação ao placebo em jovens que estão recebendo MMF e esteroides para NL. Este estudo clínico também tem como objetivo avaliar os efeitos, bons ou ruins, do obinutuzumabe em crianças que estão recebendo MMF e esteroides para NL.
2. Como o estudo clínico POSTERITY funciona?
Este estudo clínico está recrutando jovens com idades entre 12 e 18 anos que têm NL ativa de classe III ou IV. As pessoas que participam deste estudo clínico (participantes) continuarão a receber esteroides e MMF para NL e receberão o tratamento do estudo clínico com obinutuzumabe OU placebo. O tratamento será de até 2 anos e meio. Em uma fase posterior, crianças com idades entre 5 e 12 anos podem receber obinutuzumabe. O médico do estudo clínico examinará os participantes regularmente durante o tratamento e enquanto permanecerem no estudo após a interrupção do tratamento. Algumas visitas podem ocorrer na casa do participante por um enfermeiro, se concordarem. As visitas com o médico ou enfermeiro do estudo clínico incluirão avaliações para verificar como o participante responde ao tratamento e quaisquer efeitos colaterais que possam vir a ter. Os participantes também serão examinados a cada 6 meses após a última dose do tratamento, por pelo menos 1 ano. O tempo total de participação no estudo clínico pode ser superior a 3 anos e meio. Os participantes podem interromper o tratamento do estudo e sair do estudo clínico a qualquer momento.
3. Quais são os principais desfechos do estudo clínico POSTERITY?
Os principais desfechos do estudo clínico (os principais resultados medidos no estudo para verificar se o medicamento funcionou) são:
- O número de jovens que não apresentaram sintomas de NL em testes após 18 meses de tratamento.
- O número e a gravidade dos efeitos colaterais.
Os outros desfechos do estudo clínico incluem:
- O número de participantes que apresentaram:
- ausência ou redução de sinais de NL em testes após 6 meses, 12 meses e 18 meses de tratamento
- redução do total de esteroides administrados após o início do estudo, com uso baixo ou nenhum de esteroides a partir do mês 15, e ausência de sinais de NL em testes após 18 meses de tratamento.
- ausência de melhora ou mudança na NL após 3 meses de tratamento.
- Alteração na função renal, na quantidade de proteína na urina e na quantidade de proteínas específicas no sangue em comparação com o início do estudo.
- O tempo necessário a partir do início do estudo para que os participantes não apresentem sintomas de NL.
- Quão rapidamente o corpo elimina obinutuzumabe e como isso afeta o sistema imune.
- A mudança no cansaço (fadiga) dos participantes, nos sintomas de NL e na qualidade de vida ao longo do estudo.
- Se o sistema imune dos participantes tenta rejeitar obinutuzumabe e o efeito disso na segurança, eficácia e distribuição do obinutuzumabe no corpo.
4. Quem pode participar deste estudo clínico?
As pessoas podem participar deste estudo se tiverem mais de 5 e menos de 18 anos de idade e tiverem NL ativa ao início do estudo. As pessoas podem não poder participar caso:
- Tenham LES em outros locais que não o rim (como o cérebro ou a coluna vertebral);
- Tenham determinadas condições médicas, como infecções, distúrbios imunes ou sanguíneos ou câncer;
- Tenham glomeruloesclerose
- Tenham recebido ou recebam certos tratamentos, como alguns imunossupressores
- Precisem de transplante renal
- Estejam grávidas ou amamentando ou estejam planejando engravidar durante ou em 18 meses após o estudo clínico
5. Qual tratamento os participantes receberão neste estudo clínico?
Todos que participarem deste estudo clínico receberão:
- Tratamento de base para NL: MMF e esteroides na forma de comprimidos ou líquidos a serem engolidos diariamente
- Tratamento do estudo clínico: obinutuzumabe OU placebo (o placebo só será administrado a jovens com idade entre 12 e 18 anos) como gotejamento na veia (infusão) no Dia 1 e nas Semanas 2, 24, 26 e 52
Crianças e jovens que mostram uma melhora na NL podem continuar a receber tratamento com obinutuzumabe OU placebo (apenas jovens) a cada 6 meses por até mais um ano (2 anos no total).
A parte do estudo em que os jovens participarão é “controlada por placebo”. Isto significa que serão alocadas aleatoriamente a 1 de 2 grupos (como jogar cara ou coroa), e um grupo receberá uma substância sem ingredientes ativos (também conhecida como “placebo”). O placebo se parece com o medicamento que está sendo testado, mas não contém nenhum medicamento real. O outro grupo receberá obinutuzumabe. A comparação dos resultados dos diferentes grupos ajuda os pesquisadores a saber se alguma alteração observada resulta do medicamento ou se ocorre por acaso. Os jovens terão uma probabilidade de 2 em 3 de receberem obinutuzumabe.
A parte do estudo em que os jovens participarão também é “duplo-cega”. Isto significa que nem o participante nem o médico do estudo clínico podem escolher ou saber o grupo em que o participante foi alocado até o final do estudo. Isso ajuda a evitar viés e expectativa sobre o que acontecerá. No entanto, caso a segurança esteja em risco, o médico do estudo clínico pode descobrir em que grupo o participante foi alocado. A última parte do estudo em que crianças com idades entre 5 e 12 anos podem participar é “aberta”. Isto significa que todos os envolvidos, incluindo o participante e o médico do estudo clínico, saberão o tratamento do estudo clínico que a criança recebeu.
6. Quais são os riscos ou benefícios de participar deste estudo clínico?
A segurança ou eficácia do tratamento ou uso experimental pode não ser totalmente conhecida no momento do estudo. A maioria dos estudos envolve alguns riscos para o participante. No entanto, esses não podem ser superiores aos riscos relacionados aos cuidados médicos de rotina ou à progressão natural do estado de saúde. Os pais, cuidadores e aqueles que gostariam de participar serão informados sobre quaisquer riscos e benefícios da participação no estudo clínico, bem como sobre quaisquer procedimentos, testes ou avaliações adicionais que serão solicitados. Tudo isso será descrito em um documento de consentimento informado (um documento que fornece às pessoas as informações necessárias para decidirem se vão se voluntariar para o estudo clínico).
Riscos associados ao estudo clínico
Os participantes podem apresentar efeitos colaterais (um efeito indesejado de um medicamento ou tratamento médico) dos medicamentos utilizados neste estudo clínico. Os efeitos colaterais podem ser leves a graves, até mesmo fatais, e variam de pessoa para pessoa. Os participantes serão monitorados com cautela durante o estudo clínico. Avaliações de segurança serão realizadas regularmente.
Os participantes serão informados sobre os efeitos colaterais conhecidos do obinutuzumabe e do MMF, e possíveis efeitos colaterais com base em estudos humanos e laboratoriais ou no conhecimento de medicamentos semelhantes. Os participantes serão informados sobre quaisquer efeitos colaterais conhecidos de infusões venosas e ingestão de comprimidos e líquidos.
Potenciais benefícios associados ao estudo clínico
A saúde dos participantes pode ou não melhorar com a participação no estudo clínico. Ainda assim, as informações coletadas podem ajudar outras pessoas com condições médicas semelhantes no futuro.
Esta página resume informações de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc. Para saber mais sobre este estudo, consulte a guia Para profissionais médicos ou visite um desses sites.
As informações abaixo foram obtidas diretamente de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc., e não foram editadas.
Results Disclaimer
For the latest version of this information please go to www.forpatients.roche.com