Encontre os centros médicos participantes e o status atual do estudo em cada um deles

    Encontrar centros médicos participantes

    Estudo clínico para verificar o funcionamento do RO7434656 (também chamado sefaxerseno) comparado ao placebo em pessoas com nefropatia por IgA primária com alto risco de piora da sua doença renal

    A Study to Evaluate the Efficacy and Safety of RO7434656 in Participants With Primary Immunoglobulin A (IgA) Nephropathy at High Risk of Progression

    • Transtorno Renal
    • Nefropatia por IGA
    • Primary IgA Nephropathy

    Detalhes básicos

    Gênero
    Todos
    Idade
    ≥18 Anos
    Voluntários Saudáveis
    Não
    Patrocinador Hoffmann-La Roche
    Fase Fase 3
    Identificação do Estudo NCT05797610, WA43966, 2022-502102-32-00

    1. Por que o estudo clínico WA43966 é necessário?

    Nefropatia por IgA (IgAN) primária é uma doença em que o sistema imunológico ataca células saudáveis nos rins por engano. Em indivíduos saudáveis, os rins têm a função de filtrar o sangue para remover resíduos e controlar os níveis de fluidos do corpo. Um dos papéis do sistema imunológico é criar anticorpos para ajudar a destruir objetos estranhos (por exemplo, bactérias e vírus), protegendo seu corpo contra infecções. No entanto, na IgAN primária, o organismo produz alguns anticorpos incorretos que acabam por causar pressão arterial elevada, inflamação e danos nos rins a longo prazo. O tratamento padrão para a IgAN primária inclui medicamentos para controlar a pressão arterial e pode incluir medicamentos para diminuir a atividade do sistema imunológico. Estes podem causar efeitos colaterais inaceitáveis e não existe cura para a IgAN primária. Se não for tratada, a IgAN causa insuficiência renal; em que um transplante de rim ou diálise (quando o sangue é purificado, geralmente por uma máquina) é necessário para viver. Um medicamento chamado sefaxerseno (também conhecido como RO7434656) pode reduzir os níveis de inflamação e proteger os rins de danos de longo prazo em pessoas com IgAN primária. O sefaxerseno é um medicamento experimental, significando que ele ainda não foi aprovado pelas autoridades sanitárias (como a Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA e a Agência Europeia de Medicamentos) para o tratamento de IgAN. Este estudo clínico tem como objetivo comparar os efeitos, bons ou ruins, do sefaxerseno versus placebo em pessoas com IgAN primária com alto risco de piora da doença renal.

    2. Como funciona o estudo clínico WA43966?

    Este estudo clínico está procurando pessoas com IgAN primária. As pessoas podem participar se houver um alto risco de piora da doença renal. As pessoas que participarem deste estudo clínico (participantes) receberão o tratamento do estudo clínico, sefaxerseno, OU placebo durante um período de aproximadamente 2 anos. O médico do estudo clínico fará uma avaliação dessas pessoas aproximadamente a cada 2 a 12 semanas (em geral, a cada 12 semanas após os primeiros 6 meses). Essas consultas no hospital incluirão exames para verificar como o participante responde ao tratamento e os efeitos colaterais que possa ter. O tempo total no estudo clínico será de aproximadamente 2 anos, ou mais, se os participantes optarem por continuar o tratamento após 2 anos (ver seção 5 abaixo). Após a última dose do tratamento do ensaio clínico, os participantes terão uma visita de acompanhamento. Os participantes podem parar o tratamento do estudo e sair do estudo clínico a qualquer momento. Os participantes são incentivados a permanecer no estudo para visitas de acompanhamento, mesmo que interrompam o tratamento.

    3. Quais são os principais resultados medidos no estudo clínico WA43966?

    O principal desfecho do estudo clínico principal (o principal resultado medido no estudo para verificar se o medicamento funcionou) é o nível de proteína encontrado na urina na Semana 37, em comparação com o início do estudo (que indica o nível de lesão renal). Os outros desfechos do estudo clínico são:

    • Como funcionam os rins após 2 anos de tratamento
    • Quanto tempo passou até a insuficiência renal
    • Quão cansados os participantes se sentem em 2 anos, em comparação com o início do teste
    • O número e a gravidade de quaisquer efeitos colaterais
    • Como o corpo processa o RO7434656

    4. Quem pode participar deste estudo clínico?

    As pessoas podem participar deste estudo se tiverem mais de 18 anos, tiverem quantidades elevadas de proteínas na urina e tiverem recebido certos tratamentos para a IgAN primária durante pelo menos 3 meses antes do estudo.
    As pessoas NÃO podem participar deste estudo se:

    • Receberam certos tratamentos, tais como esteroides ou fitoterápicos nos 3 meses anteriores ao estudo
    • Determinadas outras condições médicas, tais como função renal muito baixa, doença renal grave, doença cardíaca, diabetes, certas infecções, ou se forem mulheres grávidas ou amamentando ou se estiverem planejando engravidar durante o estudo ou no período de 3 meses após a dose final de RO7434656
    • Tiverem se recusado a receber vacinas contra certas infecções bacterianas

    5. Que tratamento será administrado aos participantes neste estudo clínico?

    Todas as pessoas receberão sefaxerseno OU placebo como injeção subcutânea (sob a pele) nas semanas 1, 3 e 5 e depois a cada 4 semanas até 2 anos de tratamento. Os participantes terão a mesma probabilidade de serem colocados em cada grupo. Trata-se de um ensaio clínico “controlado com placebo”, o que significa que um dos grupos receberá uma substância sem ingredientes ativos (também conhecida como “placebo”); parece um medicamento a ser testado, mas não contém nenhum medicamento real. A comparação entre os resultados dos diferentes grupos ajuda os investigadores a compreender se alguma alteração observada resulta do medicamento ou se ocorre por acaso. Este é um estudo duplo-cego, significando que, até que o estudo clínico termine, nem o participante, nem o médico do estudo clínico podem escolher ou saber em que grupo o participante está. Esta abordagem ajuda a evitar viés e expectativas sobre o que acontecerá. No entanto, o médico do participante no estudo clínico pode descobrir em que grupo o participante está se sua segurança estiver em risco. Depois de 2 anos de tratamento no estudo clínico, os participantes podem ser elegíveis para mudar para tratamento em caráter aberto, no qual o participante receberá sefaxerseno. Neste caso, o participante e o médico saberão que ele está recebendo sefaxerseno. O tratamento poderá continuar até que o último participante a entrar no estudo tenha concluído sua participação. Os participantes ou cuidadores podem ter que administrar as injeções em casa. Os participantes serão vacinados especificamente para Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae de acordo com as orientações locais para proteção contra essas infecções bacterianas.

    6. Existem riscos ou benefícios de participar deste estudo clínico?

    Participar do estudo pode ou não fazer com que os participantes se sintam melhor. Mas as informações recolhidas no estudo podem ajudar outras pessoas, no futuro, com condições de saúde semelhantes.

    No decorrer do estudo, o grau de segurança e de eficácia do tratamento do estudo poderão não ser totalmente conhecidos. O estudo envolve alguns riscos para o/a participante. Mas estes riscos geralmente não são superiores aos relacionados com os cuidados médicos de rotina ou a progressão natural da doença. As pessoas interessadas em participar serão informadas dos riscos e benefícios, bem como de quaisquer procedimentos ou avaliações adicionais a que possam ter de se submeter. Todos os detalhes do estudo serão descritos num documento de consentimento informado. Este inclui informações sobre os possíveis efeitos e outras opções de tratamento.

    Riscos associados aos medicamentos do estudo clínico
    Os participantes podem ter efeitos secundários (um efeito indesejado de um medicamento ou tratamento médico) resultantes dos medicamentos utilizados neste ensaio clínico. Os efeitos colaterais podem ser leves a graves, podendo até ser potencialmente fatais e variam de pessoa para pessoa. Os participantes serão atentamente monitorados durante o estudo clínico; avaliações de segurança serão realizadas regularmente. Os participantes serão informados sobre os efeitos colaterais conhecidos do sefaxerseno (como risco aumentado de infecção) e do placebo, e possíveis efeitos colaterais com base em estudos humanos e laboratoriais ou no conhecimento de medicamentos semelhantes. O sefaxerseno e o placebo serão administrados na forma de injeções sob a pele (injeções subcutâneas). Os participantes serão informados sobre quaisquer efeitos colaterais conhecidos das injeções subcutâneas.

    Esta página resume informações de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc. Para saber mais sobre este estudo, consulte a guia Para profissionais médicos ou visite um desses sites.

    As informações abaixo foram obtidas diretamente de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc., e não foram editadas.

    Results Disclaimer

    O que você pode fazer a seguir

    Salve o número do estudo

    Salve o número do estudo

    Para encontrar este estudo novamente mais tarde, copie e salve o respectivo número:

    {{ctId}}

    Converse com um médico ou enfermeiro

    Converse com um médico ou enfermeiro

    Para ver se este estudo é adequado para você, converse com um médico ou enfermeiro de sua confiança.

    Juntos, vocês podem consultar a guia "Para profissionais médicos" e analisar seu histórico médico.

    Entre em contato para obter mais informações

    Entre em contato para obter mais informações

    Alguns centros médicos deste estudo oferecem uma linha de contato. Clique em “Encontrar centros médicos participantes” no mapa abaixo.

    Encontre os centros médicos participantes e o status atual do estudo em cada um deles

      Encontrar centros médicos participantes

      O que é pesquisa clínica?

      Na pesquisa clínica, voluntários, pesquisadores e profissionais médicos trabalham juntos em direção a um objetivo compartilhado: melhores resultados de tratamentos para os pacientes. Os ensaios clínicos são vitais para o seu processo. Eles são cuidadosamente projetados e seguem protocolos aprovados.