A clinical trial to compare faricimab with aflibercept in people with macular oedema due to blockage of the central (main) retinal vein or the hemiretinal vein (main branch of the smaller blood vessels) within the eye

Estudo para Avaliar a Eficácia e a Segurança de Faricimabe em Participantes com Edema Macular Secundário à Oclusão da Veia Retiniana Central ou Hemirretiniana

  • Transtorno Ocular
  • Oclusão da Veia Retiniana
  • Oclusão da veia da retina central
  • Oclusão da veia hemirretiniana
  • Macular Edema
Observe que o status de recrutamento do estudo em seu centro pode ser diferente do status geral do estudo porque alguns centros de estudo podem recrutar mais cedo do que outros.
Status do estudo:

Concluído

Este estudo é realizado em
Cidades
  • Goiás
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
Identificador de estudo:

NCT04740931 2020-000441-13 GR41986

      Encontrar locais do estudo

      A seguinte informação vem do site ClinicalTrials.gov publicamente disponível e foi editada para leigos.

      As informações abaixo se origina a partir do site ClinicalTrials.gov publicamente disponível e não foi modificado.

      Results Disclaimer

      Resumo do Estudo

      Este é um estudo Fase III, multicêntrico, randomizado, duplo-mascarado, controlado com comparador ativo, de grupos paralelos, que avalia a eficácia, segurança e farmacocinética de faricimabe administrado por injeção intravítrea (IVT) em intervalos de 4 semanas até a Semana 24, seguido por um período duplo-mascarado de estudo sem controle ativo para avaliar faricimabe administrado de acordo com um esquema de administração com intervalo de tratamento personalizado (PTI) em pacientes com edema macular devido à oclusão da veia retiniana central (OVRC) ou oclusão da veia hemirretiniana (HRVO).

      Hoffmann-La Roche Patrocinador
      Fase 3 Fase
      NCT04740931,GR41986,2020-000441-13 Identificação do Estudo
      Todos Gênero
      ≥18 Anos Idade
      Não Voluntários Saudáveis

      Como o estudo clínico COMINO funciona?

      Este estudo clínico está recrutando pessoas que apresentam edema macular (inchaço na parte da mácula do olho) causado pela oclusão da veia retiniana central (CRVO) ou oclusão da veia hemirretiniana (HRVO). CRVO significa que todos os ramos da veia retiniana central no olho foram bloqueados e HRVO significa que metade dos ramos da veia retiniana central foram bloqueados. CRVO e HRVO podem causar vazamento de fluido na mácula. Este acúmulo de fluido causa inchaço que pode afetar a visão.

      A finalidade deste estudo clínico é comparar os efeitos, bons ou ruins, de faricimabe em relação a aflibercepte em pacientes com edema macular devido à CRVO ou à HRVO. Caso participe deste estudo clínico, você receberá faricimabe ou aflibercepte pelas primeiras 20 semanas, seguidas por faricimabe por 48 semanas adicionais.

      Faricimabe bloqueia as duas vias importantes que parecem estar envolvidas na CRVO e na HRVO: fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e angiopoietina-2 (Ang-2). Aflibercepte bloqueia apenas VEGF.

       

      Como participo deste estudo clínico?

      Para poder participar deste estudo clínico, você deverá ter no mínimo 18 anos de idade e ter sido diagnosticado com edema macular devido à CRVO ou à HRVO há não mais que 4 meses. Sua visão e saúde ocular também serão verificadas antes de você participar.

      Você não deverá apresentar pressão arterial elevada não controlada ou quaisquer outros problemas relacionados aos olhos. Caso apresente outras condições ou tenha recebido outros tratamentos anteriormente, você poderá não estar apto a participar.

      Caso acredite que este estudo clínico possa ser adequado a você e queira participar, converse com seu médico. Caso seu médico acredite que você possa participar deste estudo clínico, ele/ela poderá encaminhá-lo ao médico mais próximo do estudo clínico. Ele/ela fornecerá a você todas as informações que precisa para decidir sobre a participação no estudo clínico. Você também poderá encontrar os locais do estudo clínico nesta página.

      Você realizará alguns testes adicionas para certificar que você poderá receber os tratamentos fornecidos neste estudo clínico. Alguns destes testes ou procedimentos poderão ser parte de seu tratamento clínico regular. Estes poderão ser realizados mesmo se você não participar do estudo clínico. Se você realizou alguns dos testes recentemente, eles não precisarão ser repetidos.

      Antes de iniciar o estudo clínico, você será informado sobre quaisquer riscos e benefícios da participação no estudo. Você também será informado sobre quais outros tratamentos estão disponíveis, de modo que possa decidir se ainda deseja participar.

      Durante a participação no estudo clínico, homens e mulheres (se você não estiver grávida atualmente, porém puder engravidar) deverão não praticar relação sexual heterossexual ou administrar medicação contraceptiva por razões de segurança.

       

      Qual tratamento receberei se participar deste estudo clínico?

      .Este estudo clínico é dividido em duas partes. Na Parte 1, todos que participam deste estudo clínico serão divididos em dois grupos aleatoriamente (como cara ou coroa) e receberão:

      • Faricimabe como uma injeção no olho em estudo a cada quatro semanas por 20 semanas (um total de 6 injeções)
      • OU aflibercepte como uma injeção no olho em estudo a cada quatro semanas por 20 semanas (um total de 6 injeções)

      Você terá 1 em 2 chances de ser colocado em qualquer grupo.

      Na Parte 2, você receberá tratamento com faricimabe, mesmo se tiver recebido aflibercepte na Parte 1. Você receberá faricimabe como uma injeção no olho em estudo a cada 4, 8, 12 ou 16 semanas, dependendo da condição de seu olho. Você continuará realizando visitas do estudo a cada quatro semanas, porém se as injeções de faricimabe não forem agendadas neste momento, você realizará um tratamento “simulado” elaborado para ter a sensação de uma injeção real (em vez disso, uma seringa vazia sem uma agulha será pressionada contra seu olho anestesiado).

      Você e seu médico do estudo clínico não poderão escolher ou saber o grupo em que você está durante a Parte 1 ou a frequência com que você recebe tratamento com faricimabe durante a Parte 2. Contudo, seu médico do estudo clínico poderá descobrir em que grupo você está, caso sua segurança esteja em risco.

       

      Com que frequência serei examinado em consultas de acompanhamento e por quanto tempo?

      Enquanto receber tratamento, você será examinado regularmente pelo médico do estudo clínico. Essas visitas ao hospital incluirão verificações para ver como você está respondendo ao tratamento e para monitorar quaisquer efeitos colaterais que você possa apresentar.

      O que acontece se eu não puder participar deste estudo clínico?

      Caso este estudo clínico não seja adequado para você, você não poderá participar. Seu médico sugerirá outros estudos clínicos dos quais você poderá participar ou outros tratamentos que possa receber. Você não perderá acesso a nenhum de seus tratamentos regulares. Para mais informações sobre este estudo clínico, consulte a aba Para Peritos na página específica Para Pacientes ou siga este link para

      ClinicalTrials.gov: https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04740931

      Identificador do estudo: NCT04740931

      Resumo do Estudo

      Este é um estudo Fase III, multicêntrico, randomizado, duplo-mascarado, controlado com comparador ativo, de grupos paralelos, que avalia a eficácia, segurança e farmacocinética de faricimabe administrado por injeção intravítrea (IVT) em intervalos de 4 semanas até a Semana 24, seguido por um período duplo-mascarado de estudo sem controle ativo para avaliar faricimabe administrado de acordo com um esquema de administração com intervalo de tratamento personalizado (PTI) em pacientes com edema macular devido à oclusão da veia retiniana central (OVRC) ou oclusão da veia hemirretiniana (HRVO).

      Hoffmann-La Roche Patrocinador
      Fase 3 Fase
      NCT04740931,GR41986,2020-000441-13 Identificador de estudo
      Faricimabe, Aflibercepte, Procedimento Simulado Tratamento
      Edema Macular, Oclusão da Veia Retiniana Central, Oclusão da Veia Hemirretiniana Condição
      Título

      Um Estudo Fase III, Multicêntrico, Randomizado, Duplo-mascarado, Controlado por Comparador Ativo para Avaliar a Eficácia e Segurança de Faricimabe em Pacientes com Edema Macular Secundário à Oclusão da Veia Retiniana ou Oclusão de Veia Hemirretiniana

      Critérios de elegibilidade

      Todos Gênero
      ≥18 Anos Idade
      Não Voluntários Saudáveis
      Critérios de Inclusão

       

      • Edema macular com envolvimento do centro foveal devido à oclusão da veia retiniana (OVCR) ou oclusão da veia hemirretiniana (HRVO), diagnosticado não mais que 4 meses antes da visita de triagem
      • Melhor acuidade visual corrigida (BCVA) de 73 a 19 letras, inclusive (20/40 a 20/400 aproximada ao equivalente de Snellen
      • Meios oculares suficientemente claros e dilatação pupilar adequada para permitir a aquisição de imagens retinianas de boa qualidade para confirmar o diagnóstic
      • Para mulheres férteis: concordar em permanecer abstinentes ou utilizar contracepção e concordância em se abster de doar óvulos durante o período de tratamento e por pelo menos 3 meses após a dose final do tratamento em estudo

       

      Critérios de Exclusão
      • Qualquer doença importante ou procedimento cirúrgico de grande porte no período de 1 mês antes da triagem

      • Pressão arterial não controlada

      • Acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio no período de 6 meses antes do Dia 1

      • Gravidez ou aleitamento materno, ou intenção de engravidar durante o estudo

      Critérios de Exclusão Oculares para o Olho em Estudo:

      • Histórico de episódios anteriores de edema macular devido à RVO ou edema macular persistente devido à RVO diagnosticada mais de 4 meses antes da triagem

      • Qualquer condição ocular atual que, na opinião do investigador, esteja causando atualmente ou que seja esperado que contribua para a perda irreversível da visão devido a uma causa que não edema macular devido à RVO no olho em estudo (por exemplo, maculopatia isquêmica, síndrome de Irvine-Gass, atrofia foveal, fibrose foveal, anormalidades de pigmento, exsudatos subfoveais duros e densos ou outras condições não retinianas)

      • Laser macular (focal/grade) no olho em estudo em qualquer momento antes do Dia 1

      • Fotocoagulação panretiniana no olho em estudo no período de 3 meses antes do Dia 1 ou prevista no período de 3 meses do início do estudo no Dia 1

      • Qualquer tratamento anterior ou atual para edema macular; neovascularização macular, incluindo edema macular diabético (EMD) e degeneração macular neovascular relacionada à idade (nDMRI) e anormalidades de interface vitreomacular, incluindo, entre outras, tratamento IVT com anti-VEGF, esteroides, ativador de plasminogênio tecidual, ocriplasmina, C3F8, ar ou injeção periocular

      • Qualquer intervenção anterior com terapia fotodinâmica com verteporfina, laser de diodo, termoterapia transpupilar ou cirurgia vitreorretiniana, incluindo bainhotomia

      • Qualquer uso anterior de implante de esteroide, incluindo implante intravítreo de dexametasona (Ozurdex) e implante intravítreo de fluocinolona acetonida (Iluvien)

      Critérios de Exclusão Oculares para o Olho em Estudo:

      • Administração ITV de faricimabe anterior em qualquer olho

      • História de uveíte autoimune associada em qualquer olho

      • Inflamação ou infecção periocular, ocular ou intraocular ativa (incluindo suspeita) em qualquer olho no Dia 1

       

      Sobre Ensaios Clínicos

      O que é um ensaio clinico? Por que devo considerar participar de um estudo clínico? E por que a Roche realiza estudos clínicos?

      Descubra agora