Estudo para comparar a eficácia e segurança de entrectinibe e crizotinibe em participantes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado ou metastático positivo para ROS1 com e sem metástase do sistema nervoso central (SNC)
A Study to Compare the Efficacy and Safety of Entrectinib and Crizotinib in Participants With Advanced or Metastatic ROS1 Non-small Cell Lung Cancer (NSCLC) With and Without Central Nervous System (CNS) Metastases
Câncer Câncer de Pulmão Câncer Pulmonar de Células Não Pequenas Carcinoma de pulmão de não pequenas células
Detalhes básicos
1. Por que este estudo é necessário?
O câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) é o tipo mais comum de câncer de pulmão. O CPCNP geralmente se desenvolve nos tecidos que revestem os pulmões. Pode se espalhar para os gânglios linfáticos próximos e outros órgãos. Os cânceres que se espalharam são conhecidos como cânceres “avançados”.
Alguns cânceres têm uma alteração em um gene chamado ROS1. Um gene é uma seção do DNA que tem instruções para fazer o corpo. As células que têm um gene ROS1 alterado são capazes de sobreviver e crescer fora de controle.
Eles se tornam tumores cancerígenos. CPCNP com alguma mudança em ROS1 são chamados “CPCNP positivo para rearranjo no gene ROS1” ou “CPCNP positivo para ROS1”.
Crizotinibe é um medicamento aprovado mundialmente por autoridades sanitárias (como a Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA e Agência Europeia de Medicamentos) para o tratamento do CPCNP positivo para ROS1 que tenha se espalhado. Crizotinibe não funciona muito bem quando o câncer se espalhou ao cérebro. Melhores tratamentos são necessários para CPCNP positivo para ROS1 que tenha se espalhado. Em particular, para pessoas com câncer que tenha se espalhado ao cérebro.
Este estudo está testando um medicamento chamado entrectinibe. Ele está sendo desenvolvido para tratar CPCNP positivo para ROS1 que tenha se espalhado. Entrectinibe é aprovado por autoridades sanitárias na Europa e nos Estados Unidos para o tratamento de CPCNP positivo para ROS1 que tenha se espalhado. Entrectinibe não é aprovado em outros países.
O objetivo deste estudo é comparar os efeitos de entrectinibe comparado com crizotinibe em pessoas com CPCNP positivo para ROS1 que tenha se espalhado.
2. Quem pode participar deste estudo?
Pessoas com pelo menos 18 anos com CPCNP positivo para ROS1 que tenha se espalhado podem participar no estudo. Isso somente se eles não tiverem sido tratados ou tiverem recebido apenas radioterapia para o CPCNP. Eles também devem ser capazes de engolir comprimidos.
Pessoas com certas condições, como problemas cardíacos, pulmonares ou estomacais, não podem participar deste estudo. Pessoas com uma infecção ativa ou tiveram outro câncer nos últimos 3 anos também não podem participar. Grávidas ou atualmente amamentando não podem participar no estudo.
3. Como este estudo funciona?
As pessoas passarão por uma triagem (seleção) para verificar se são elegíveis a participar do estudo. O período de triagem ocorrerá em 1 mês antes do início do tratamento.
Todos que participarem neste estudo serão incluídos em 1 de 2 grupos aleatoriamente (ao acaso, como jogar cara ou coroa). Os participantes receberão entrectinibe OU crizotinib, na forma de pílulas a serem engolidas todo dia.
Os participantes terão a mesma chance de ser incluídos em qualquer um dos grupos. Este é um estudo aberto. Isso significa que todos os envolvidos, incluindo o participante e o médico do estudo, saberão o tratamento do estudo que o participante recebeu.
Durante este estudo, o médico do estudo atenderá os participantes uma vez ao mês nos primeiros 3 meses.
E, depois disso, mais ou menos a cada 2 meses. Eles verão como o tratamento está funcionando e verificarão quaisquer efeitos indesejados que os participantes possam estar tendo.
Os participantes terão 1 visita de acompanhamento em 1 mês após concluir o tratamento do estudo, durante a qual o médico do estudo verificará o bem-estar dos participantes. Em seguida, os participantes terão visitas de acompanhamentos ou ligações telefônicas do médico do estudo a cada 2 a 3 meses desde que concordem. A duração total de participação no estudo dependerá de como o câncer dos participantes responde ao tratamento e pode ser de mais de 2 anos. Os participantes têm o direito de parar o tratamento do estudo e de sair do estudo a qualquer momento, se assim preferirem.
4. Quais são os principais resultados medidos neste estudo?
O principal resultado medido no estudo para avaliar se o medicamento funcionou é quanto tempo os participantes vivem sem piora do câncer naqueles com CPCNP que tenha se espalhado ao cérebro quando iniciam o estudo.
Outros principais resultados medidos no estudo incluem:
- Por quanto tempo os participantes vivem sem piora do câncer no cérebro ou em qualquer parte do corpo.
- Quantos participantes têm uma resposta positiva ao tratamento.
- Quanto tempo há entre a primeira resposta do câncer do participante ao tratamento e a piora do câncer no cérebro ou em qualquer outra parte do corpo.
- Quanto tempo os participantes vivem.
- Quanto a saúde dos participantes e quaisquer condições médicas relacionadas impactam sua vida diária e sua capacidade de funcionar e aproveitar a vida.
- O quanto os sintomas do câncer de pulmão (como tosse, dor no peito e dificuldade para respirar) mudam ao longo do tempo comparado com o início do estudo.
- O número e a gravidade de quaisquer efeitos indesejados.
- O valor econômico dos tratamentos do estudo (baseado na melhoria da capacidade de funcionar e aproveitar a vida).
5. Há riscos ou benefícios em participar deste estudo?
A participação no estudo pode ou não fazer com que os participantes se sintam melhor. Entretanto, as informações obtidas no estudo podem ajudar outras pessoas com condições de saúde semelhantes no futuro.
Pode não ser totalmente conhecido no momento do estudo o quão seguro e quão bem o tratamento do estudo funciona. O estudo apresenta alguns riscos ao participante. Mas esses riscos geralmente não são maiores do que aqueles relacionados ao tratamento médico de rotina ou à progressão natural do quadro de saúde. As pessoas interessadas em participar serão informadas sobre os riscos e benefícios, bem como quaisquer procedimentos ou testes adicionais que possam ter de se submeter.
Todos os detalhes do estudo serão descritos em um termo de consentimento esclarecido. Isso inclui informações sobre possíveis efeitos e outras opções de tratamento.
Riscos associados aos medicamentos do estudo
Os participantes podem ter efeitos indesejados dos medicamentos utilizados neste estudo. Os efeitos indesejados podem ser de leves a graves, podendo até pôr a vida em risco, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Durante este estudo, os participantes farão check-ups regulares para ver se há algum efeito indesejado.
Entrectinibe e crizotinibe
Os participantes serão informados sobre os efeitos indesejados conhecidos de entrectinibe e crizotinibe e sobre possíveis efeitos indesejados conhecidos com base em estudos laboratoriais e em humanos ou em conhecimento de medicamentos parecidos.
Efeitos indesejados conhecidos de entrectinibe incluem cansaço ou fraqueza, ter um baixo número de glóbulos vermelhos, inchaço, menos apetite do que o habitual, vômitos ou querer vomitar e dor ou desconforto na cabeça.
Efeitos indesejados conhecidos de crizotinibe incluem cansaço, ter um baixo número de glóbulos vermelhos, inchaço, menos apetite do que o habitual, e uma sensação de girar, ser instável e perder o equilíbrio.
Os medicamentos do estudo podem ser prejudiciais a uma criança não nascida. Mulheres e homens devem tomar precauções para prevenir a exposição de uma criança que ainda não nasceu ao tratamento do estudo.
A seguinte informação vem do site ClinicalTrials.gov publicamente disponível e foi editada para leigos.
As informações abaixo se origina a partir do site ClinicalTrials.gov publicamente disponível e não foi modificado.
Results Disclaimer
For the latest version of this information please go to www.forpatients.roche.com