Um estudo clínico para comparar giredestranto com fulvestranto, ambos combinados com uma terapia-alvo (inibidor de CDK4/6) em participantes com câncer de mama ER-positivo, HER2-negativo que voltou após terapia hormonal adjuvante
A Study to Evaluate Efficacy and Safety of Giredestrant Compared With Fulvestrant (Plus a CDK4/6 Inhibitor), in Participants With ER-Positive, HER2-Negative Advanced Breast Cancer Resistant to Adjuvant Endocrine Therapy (pionERA Breast Cancer)
Câncer Câncer de Mama Câncer de Mama HER2 Negativo Positivo para receptor de estrogênio (RE)
Detalhes básicos
1. Por que o estudo clínico pionERA BC é necessário?
O corpo produz naturalmente estrogênio, um hormônio que estimula as células do câncer de mama que têm o receptor de estrogênio (conhecido como “câncer de mama ERpositivo”) a crescer.
O padrão de tratamento para o câncer de mama ER-positivo que não cresceu além da mama (conhecido como câncer de mama “precoce”) inclui cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia, seguida de terapia hormonal - conhecida como “terapia adjuvante”.
Em algumas pessoas, a terapia adjuvante pode parar de funcionar (conhecida como “resistência ao tratamento”) devido a alterações (mutações) no ER, e o câncer de mama positivo para ER pode voltar (conhecido como “recidiva”). O padrão de tratamento aprovado para pessoas que têm câncer que reincidem durante ou logo após o tratamento adjuvante é um tipo de medicamento chamado “inibidor da quinase 4 ou 6 dependente de ciclina” (CDK4/6i), como palbociclibe, ribociclibe ou abemaciclibe, administrado como uma pílula a ser ingerida, em combinação com o bloqueador de ER fulvestranto, que é administrado como injeções regulares. Há uma necessidade de melhores terapias hormonais que podem ser dadas como uma pílula.
Um novo bloqueador de ER chamado giredestranto é administrado como uma pílula e pode funcionar melhor do que fulvestranto, particularmente contra tumores com ERs mutados. O giredestranto é um medicamento experimental, o que significa que as autoridades de saúde não o aprovaram para o tratamento do câncer de mama ERpositivo.
Este estudo tem como objetivo comparar os efeitos bons ou ruins de giredestranto versus fulvestranto (ambos administrados com o CDK4/6i) em participantes com câncer de mama ER-positivo, HER2-negativo resistente à terapia hormonal adjuvante prévia.
2. Como funciona o estudo pionERA BC?
Este estudo está recrutando pessoas com câncer de mama ER-positivo, HER2-negativo que é resistente a uma terapia hormonal adjuvante prévia. As pessoas podem participar se o seu câncer não tem ERs mutado e cresceu (avançado) ou se espalhou para outras partes do corpo (metastático).
As pessoas que participarem deste estudo (participantes de pesquisa) receberão o tratamento do estudo giredestranto ou fulvestranto, ambos combinados com o CDK4/6i (palbociclibe, ribociclibe ou abemaciclibe) até que seu câncer piore ou tenha efeitos colaterais inaceitáveis. O médico do estudo irá vê-los regularmente. Nas visitas ao hospital serão feitas verificações para ver como os participantes de pesquisa estão respondendo ao tratamento, incluindo quaisquer efeitos colaterais que possam estar tendo. Espera-se que o tempo total de participação no estudo seja, em média, de cerca de 3-5 anos, dependendo de quão bem o tratamento funciona. Os participantes de pesquisa podem interromper o tratamento do estudo e deixar o estudo a qualquer momento.
3. Quais são os principais resultados medidos no estudo pionERA BC?
Os principais resultados medidos para avaliar se a droga funcionou (o principal desfecho do estudo) é a quantidade de tempo entre o início do tratamento do estudo e a progressão da doença dos participantes de pesquisa (sobrevida livre de progressão).
Os outros resultados importantes incluem:
- Quanto tempo os participantes de pesquisa vivem (sobrevida global)
- O número de participantes de pesquisa cujos tumores diminuem com o tratamento do estudo (taxa de resposta global) e a quantidade de tempo que isso dura caso o câncer piore (duração da resposta)
- O número de participantes de pesquisa cujos tumores diminuem ou permanecem os mesmos por pelo menos 6 meses com o tratamento do estudo (índice de benefício clínico)
- O período de tempo entre o início do tratamento do estudo e:
- participantes de pesquisa que necessitam de quimioterapia (tempo até a quimioterapia)
- piora considerável da dor dos participantes de pesquisa, qualidade de vida e/ou capacidade de realizar atividades diárias (tempo até a deterioração confirmada)
- Número e gravidade dos efeitos secundários (segurança e tolerabilidade)
4. Quem pode participar deste estudo?
As pessoas podem participar deste estudo se tiverem câncer de mama ER-positivo avançado ou metastático, HER2-negativo que retornar durante ou até 1 ano após a terapia hormonal adjuvante e estão prestes a iniciar seu primeiro tratamento para câncer de mama avançado.
As pessoas não podem participar deste estudo se já receberam certos tratamentos anticâncer, apresentam algumas outras condições médicas, como doenças cardíacas ou hepáticas ou certas infecções, estão grávidas ou amamentando, ou estão pretendendo ter um bebê.
5. Que tratamento os participantes deste estudo receberão?
Todos que participarem deste estudo serão divididos em 2 grupos aleatoriamente (como jogar uma moeda) e receberão ou giredestranto como uma pílula uma vez por dia OU fulvestranto por injeção duas vezes durante o primeiro mês e depois a cada 4 semanas. Todos os participantes de pesquisa também receberão um tratamento CDK4/6i como uma pílula (palbociclibe ou ribociclibe uma vez por dia nos Dias 1-21, ou abemaciclibe duas vezes por dia nos Dias 1-28 de cada ciclo de 28 dias). Os participantes terão a mesma chance de serem incluídos em qualquer um dos grupos. Mulheres que não completaram a menopausa e homens também receberão uma “terapia com agonista de LHRH” para reduzir seus níveis naturais de estrogênio, que é um padrão de tratamento. Este é um estudo aberto, o que significa que todos os envolvidos, incluindo o participante e o médico do estudo, saberão o tratamento do estudo que o participante de pesquisa recebeu.
6. Há riscos ou benefícios em participar deste estudo?
A segurança ou eficácia do tratamento ou uso do estudo pode não ser totalmente conhecida no momento do estudo. Na maioria dos estudos há alguns riscos para o participante de pesquisa. No entanto, podem não ser maiores que os riscos do tratamento médico de rotina ou da progressão natural da condição de saúde. As pessoas que desejarem participar serão informadas sobre eventuais riscos e benefícios de participar do estudo, bem como sobre quaisquer outros procedimentos, exames ou avaliações que elas serão solicitadas a fazer. Todos serão descritos em um termo de consentimento (documento que fornece às pessoas as informações necessárias para decidirem se voluntariar para o estudo).
Riscos associados aos medicamentos do estudo clínico
Os participantes de pesquisa podem ter efeitos colaterais (efeito indesejado de um medicamento ou tratamento médico) dos medicamentos usados neste estudo. Os efeitos colaterais podem ser de leves a graves, podendo até colocar a vida em risco, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Os participantes de pesquisa serão acompanhados de perto durante o estudo; avaliações de segurança serão realizadas regularmente. Os participantes de pesquisa serão informados sobre os efeitos colaterais conhecidos de giredestranto , fulvestranto, palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe e sobre possíveis efeitos colaterais com base em estudos humanos e laboratoriais ou nos conhecimentos sobre medicamentos parecidos. Giredestrantp , palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe serão administrados como uma pílula oral (por via oral); fulvestranto será administrado por injeção intramuscular (envolve a inserção de uma agulha no músculo das nádegas). Os participantes de pesquisa serão informados sobre quaisquer efeitos colaterais conhecidos de tomar pílulas e receber injeções intramusculares.
Benefícios potenciais associados ao estudo
A saúde dos participantes de pesquisa pode ou não melhorar ao participarem do estudo clínico. Ainda, as informações obtidas podem ajudar outras pessoas que tenham um quadro clínico parecido no futuro.
Esta página resume informações de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc. Para saber mais sobre este estudo, consulte a guia Para profissionais médicos ou visite um desses sites.
As informações abaixo foram obtidas diretamente de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc., e não foram editadas.
Results Disclaimer
For the latest version of this information please go to www.forpatients.roche.com