Um estudo para avaliar como o fenebrutinib é processado pelo corpo, o seu efeito na prevenção de sinais de esclerose múltipla recidivante e a sua segurança em crianças e adolescentes com esclerose múltipla recidivante
A Pharmacokinetics (PK), Pharmacodynamics (PD), Safety and Tolerability Study of Fenebrutinib in Children and Adolescents With Relapsing Multiple Sclerosis (RMS)
Transtorno Autoimune Esclerose Múltipla (EM) Esclerose múltipla recidivante (EMR)
Detalhes básicos
1. Porque este estudo é necessário?
A esclerose múltipla (EM) é uma doença em que a defesa natural do organismo (o sistema imunológico) ataca o revestimento protetor das fibras nervosas no cérebro e na medula espinal. Isto causa problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Na esclerose múltipla recidivante (EMR), os sinais ou sintomas da EM reaparecem após terem melhorado durante algum tempo. Esta situação é conhecida como “recidiva”. Isto pode causar comprometimento e incapacidade física e perda gradual das funções cerebrais, como pensar, lembrar e raciocinar, ao ponto de interferir com as atividades diárias. São necessários novos medicamentos que ajudem a prevenir a piora da doença.
Este estudo testa um medicamento chamado fenebrutinib que se pronuncia “fe-ne-bru-ti-nib”. Ele está sendo desenvolvido para o tratamento da EMR. Fenebrutinib é um medicamento experimental. Isto significa que autoridades de saúde (como a Food and Drug Administration dos EUA e a Agência Europeia de Medicamentos) ainda não aprovaram o fenebrutinib para o tratamento da EMR.
Este estudo tem o objetivo de entender o que acontece com o fenebrutinib depois de entrar no corpo, verificar o seu efeito na prevenção de sinais de EMR no cérebro e testar a segurança do fenebrutinib (em diferentes doses) em crianças e adolescentes Este estudo ajudará a determinar a dose correta de fenebrutinib a ser usada em crianças e adolescentes com EM em possíveis estudos futuros.
2. Quem pode participar do estudo?
Crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos de idade com EMR podem participar do estudo se tiverem recebido todas as vacinas recomendadas para a infância. Eles podem ter uma pontuação na Escala Expandida do Estado de Incapacidade (Expanded Disability Status Scale, EDSS) entre 0 e 5,5. A EDSS mede as alterações no nível de incapacidade de uma pessoa ao longo do tempo. As pessoas com uma pontuação menor ou igual a 5,5 na EDSS conseguem caminhar 100 metros sem utilizar auxiliares de marcha ou precisar descansar.
As crianças e adolescentes que participarem do estudo também precisam preencher um ou mais dos requisitos abaixo:
- 2 recidivas nos últimos 2 anos, OU
- 1 recidiva no último ano, OU
- 1 área de inflamação no cérebro - conhecida como “lesão ativa”, visível na ressonância magnética (RM), nos últimos 6 meses
Crianças e adolescentes que tiverem um tipo de EM chamado “EM progressiva primária” ou “EM progressiva secundária não ativa” não poderão participar deste estudo. Aqueles que receberam certos tratamentos anteriormente, incluindo fenebrutinib ou medicamentos similares, ou que tiveram certas infeções, um histórico de câncer ou outros quadros clínicos, incluindo uma doença no cérebro ou na medula espinhal, não poderão participar. Gestantes ou mulheres amamentando não poderão participar do estudo.
3. Como este estudo funciona?
As crianças e os adolescentes serão examinados para se verificar se podem participar do estudo. O período de seleção ocorrerá 1 mês antes do início do tratamento.
Todos que forem incluídos neste estudo receberão fenebrutinib, na forma de comprimidos (para serem engolidos) todos os dias. Após 3 meses de tratamento, o médico do estudo e o participante decidirão juntos se devem seguir para a próxima parte do estudo - chamada “extensão opcional”. A parte de extensão opcional do estudo tem uma duração de quase 2 anos.
Este é um estudo aberto. Isto significa que todos os envolvidos, incluindo o participante e o médico do estudo, saberão o tratamento do estudo que o participante recebeu.
Durante os primeiros 3 meses do estudo, o médico do estudo verá os participantes a cada 2 semanas. Eles verificarão se os participantes estão apresentando algum efeito indesejável. Os participantes que continuarem a tomar fenebrutinib na extensão opcional do estudo verão o médico do estudo a cada 2 semanas pelos primeiros 2 meses, novamente 1 mês depois e, daí em diante, a cada 3 meses pelo resto do estudo. Se os participantes deixarem de tomar fenebrutinib por qualquer motivo durante qualquer parte do estudo, farão uma visita de acompanhamento 1 mês após a última dose do tratamento do estudo. Durante esta visita, o médico do estudo verificará o bem-estar do participante. O tempo total de participação no estudo será de cerca de 3 meses, e até cerca de 2 anos se seguirem para a extensão opcional do estudo. Os participantes têm o direito de interromper o tratamento do estudo e de sair do estudo a qualquer momento, se quiserem.
4. Quais são os principais resultados avaliados neste estudo?
Os principais resultados avaliados no estudo são:
- Como o fenebrutinib chega a diferentes partes do corpo e como o corpo se livra dele
- O número total de novas lesões observadas na ressonância magnética (RM) do cérebro após 3 meses do início do tratamento do estudo
Outros resultados essenciais avaliados no estudo incluem:
- O número e gravidade de efeitos indesejados
5. Existem riscos ou benefícios em participar deste estudo?
Participar no estudo pode ou não fazer com que os participantes se sintam melhor. Mas as informações coletadas durante o estudo podem ajudar outras crianças e adolescentes com quadros clínicos semelhantes no futuro.
No período de realização do estudo, é possível que a segurança e a eficácia do tratamento do estudo não sejam totalmente conhecidos. O estudo envolve alguns riscos para o/a participante. Mas, em geral, esses riscos não são maiores do que aqueles relacionados aos cuidados médicos de rotina ou à progressão natural da doença. Crianças e adolescentes que, juntamente com os seus tutores ou cuidadores adultos, estejam interessados em participar do estudo, serão informados sobre os riscos e benefícios, bem como sobre quaisquer procedimentos ou testes adicionais que possam ter que realizar. Todos os detalhes do estudo serão descritos em um Termo de consentimento livre e esclarecido. Isso inclui informações sobre os possíveis efeitos e outras opções de tratamento.
Riscos associados ao fenebrutinib
Os participantes podem apresentar efeitos indesejados causados pelo medicamento utilizado neste estudo. Estes efeitos indesejáveis podem variar de leves a graves, ou até mesmo representarem risco à vida, e variam de pessoa para pessoa. Durante este estudo, os participantes comparecerão para avaliações regulares para verificar se surgiu algum efeito indesejado.
Os participantes serão informados sobre os efeitos indesejáveis conhecidos do fenebrutinib e sobre possíveis efeitos indesejáveis com base em estudos laboratoriais e em humanos ou no conhecimento sobre medicamentos semelhantes. Os efeitos indesejáveis conhecidos incluem níveis mais elevados de proteínas do fígado (chamadas “ALT” e “AST”) no sangue do que o habitual, o que pode indicar uma possível lesão do fígado.
O(s) medicamento(s) do estudo pode(m) ser prejudicial(ais) para um bebê que ainda não nasceu. Todas as participantes que possam ser (ou virem a ser) capazes de engravidar, devem tomar precauções para evitar a exposição de um bebê que ainda não nasceu ao tratamento do estudo.
Esta página resume informações de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc. Para saber mais sobre este estudo, consulte a guia Para profissionais médicos ou visite um desses sites.
As informações abaixo foram obtidas diretamente de sites de registro público, como ClinicalTrials.gov, EuClinicalTrials.eu, ISRCTN.com etc., e não foram editadas.
Results Disclaimer
For the latest version of this information please go to www.forpatients.roche.com